sexta-feira, 13 de maio de 2011

Planificação de uma actividade

PLANIFICAÇÃO DE UMA ACTIVIDADE
Matriz da Planificação

Área de conteúdo/área disciplinar
– Língua Portuguesa.

Descrição da actividade
Poesia é...
Ê  Audição do tema “Perdidamente”, imortalizado pelos Trovante;
Ê  Leitura do poema “Versos! Versos! Sei lá o que são versos...”, de Florbela  Espanca;
Ê  Construção do campo semântico de poesia no wordle;
Ê  Produção individual de um poema;
Ê  Elaboração de um e-book.

Competência(s) a desenvolver
  • Compreender e interpretar criticamente o essencial da mensagem, analisando as estratégias e os recursos verbais e não verbais utilizados;
  • Ler de forma fluente, apreendendo o sentido global de textos com diferentes intencionalidades e registos.
  • Escrever com autonomia e fluência diferentes tipos de texto adequados ao contexto e aos suportes da comunicação, adoptando as convenções próprias do género seleccionado.
  • Produzir textos em termos pessoais e criativos, para expor representações e pontos de vista e mobilizando de forma criteriosa informação recolhida em fontes diversas.

Recursos/aplicações – Caderno; CD; computador; word; wordl; e-book.
Tempo  – 90min + 90 min.

Avaliação
Ø  Observação directa: interesse e empenho na actividade;
Ø  Grelhas de observação: originalidade e correcção linguística;
Ø  Avaliação da leitura: declamação de poemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário